×

Festas tradicionais do Circuito das Águas: confira a programação e aproveite ao máximo

Festas tradicionais do Circuito das Águas - Jaguariúna

Festas tradicionais do Circuito das Águas: confira a programação e aproveite ao máximo

As bandeirinhas já estão penduradas. Já pode acender a fogueira e começar a quadrilha. Já dá até pra sentir o cheiro de pipoca e quentão no ar. O mês de Junho concentra as principais festas tradicionais das nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista. Tem arraial, tem celebrações em homenagem aos santos, tem desfile e tem muita comida boa por todos os cantinhos da região. Montamos um roteiro com as principais festas para você conferir e não perder nenhum agito. Tem atração até para os amigos de quatro patas. Acompanhe a leitura e reserve as datas na agenda.

Cavalaria Antoniana de Jaguariúna - Divulgação

Cavalaria Antoniana de Jaguariúna – Divulgação

Cavalaria Antoniana de Jaguariúna

Em Jaguariúna, a 45ª edição da Cavalaria Antoniana, que reúne religiosidade e tradição, será no dia 17 de Junho, sábado, e a saída das comitivas, cavaleiros e amazonas acontece a partir das 10h, no balão do bairro Capotuna. O percurso, de acordo com a Prefeitura Municipal,  será o mesmo de ano passado, seguindo pelas ruas Minas Gerais, Coronel Amâncio Bueno, Júlio Frank, passa pelo Centro Cultural Zi Cavalcanti e continua pelas ruas Uruguai, Portugal, Argentina e Itália, entrando pela Avenida Antarctica até chegar à Red Eventos. Depois do desfile, a dupla sertaneja Bruno & Gustavo anima a festa, a partir das 14h, na própria Red Eventos, e a entrada é gratuita.

 

Festa de São João em Amparo

Amparo promove um mês inteiro de festa em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade. As celebrações, que começaram em maio, seguem até o dia 24 de Junho na sede da paróquia, no Jardim Camanducaia, com missas, novenas e apresentações musicais ao finais de semana. Quitutes juninos são o carro-chefe do evento e a programação da quermesse traz ainda noites temáticas, como da sopa, do pastel, do cachorro-quente, do espetinho e do X-salada. No dia 24, Dia de São João, acontece a procissão e a cavalhada com a benção dos animais. A entrada é gratuita e a animação é garantida. Para saber mais detalhes do evento, veja aqui.

Festa Junina solidária e Cãominhada em Pedreira

Quem tem amigo de quatro patas adora programar um passeio com ele. Então, chegou a hora de desfilar com seu cãozinho pelas ruas de Pedreira na 8ª edição da Cãominhada, que acontece no dia 24 de Junho, a partir das 8h, na Praça Ângelo Ferrari. A inscrição para participar é um quilo de ração para cachorro. Durante o evento, haverá premiações nas categorias: Tal Cão, Tal Dono; Maior Cão; Cão mais Enfeitado e Destaque. Mais informações sobre a Cãominhada, você encontra aqui. Ainda em Pedreira, no dia 16 de Junho, a partir das 15h, acontece a tradicional Festa Junina do Lar dos Velhos Flamínio Maurício, entidade que é referência em atendimento na região. O arraial regado a comidas típicas e muita música é realizado na própria sede da instituição, à Rua Francisco Pintor Júnior, 447, no Parque Bela Vista.

 

Um tantinho mais de festa

Em Lindóia, a programação de Junho conta com a Festa de São Benedito. Para informações, confira aqui. Serra Negra celebra todos os santos do mês e Monte Alegre do Sul promove o Festival Cultural Junino, as festas populares do bairro dos Limas e o concurso Miss Morango, no dia 30 de Junho. Para o calendário completo da cidade, veja aqui.

Fontes: O Regional, Rota das Águas, Prefeitura de Municipal de Pedreira.