×

Eu ouvi férias? Saiba como aproveitar no Circuito das Águas

Férias no Circuito das Águas

Eu ouvi férias? Saiba como aproveitar no Circuito das Águas

Julho já deu as caras e as crianças em casa pedem por atividades diferentes para gastar energia e aproveitar ao máximo a folga da escola. O Circuito das Águas com suas noves cidades (Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) oferece lazer, diversão e cultura para pequenos e grandes turistas neste período de férias. Tem para todos os gostos e todos os estilos. Selecionamos algumas dicas pra lá de empolgantes para você aproveitar com seus filhos, sobrinhos, amigos e netos. Como destaque, o passeio de Maria Fumaça em Jaguariúna. Uma viagem de trem, como antigamente, que reúne história e une gerações. Acompanhe a leitura e prepare o roteiro.  

Passeio de Maria Fumaça em Jaguariúna

Passeio de Maria Fumaça em Jaguariúna

Embarque, última chamada!

Passeio daqueles pra guardar no álbum de fotos, o trajeto feito pela Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna é uma viagem no tempo, com muita diversão e belas paisagens. Uma opção que vai agradar toda a família e deixar registrado um momento único. O trajeto à bordo de uma legítima locomotiva da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958, corta fazendas, passa por plantações e estações de trem e é uma delícia, literalmente, já que há um vagão restaurante com comidinhas e bebidas. Para animar a viagem, o Trio Maria Fumaça apresenta canções como o clássico e muito pertinente, “Trem das Onze”, entre outros. As saídas acontecem aos sábados e domingos e é possível sair tanto de Campinas, da estação Anhumas, como de Jaguariúna. Você pode escolher também entre o percurso completo, com cerca de 3h30 de duração, e o meio percurso, de 1h30. Para conhecer mais sobre o percurso e o passeio, baixe aqui o mapa da Maria Fumaça e prepare-se para embarcar! Para saber dos horários e valores, acesse o site.

Uma fábrica de brinquedos

Um paraíso para adultos e crianças. Uma fábrica de brinquedos educativos, feitos com madeira de reflorestamento,  tintas atóxicas e muito carinho, em Monte Alegre do Sul. Quem passa pela cidade, não pode deixar de conhecer o lugar que faz da madeira pássaros, aviões, carros, borboletas, dinossauros e tantas outras figuras. A J.M. Brinquedos Educativos produz, de forma artesanal e dedicada, peças que estimulam a imaginação, a criatividade, o raciocínio e desenvolvem habilidades. Além dos brinquedos, a chácara onde a J.M. fica localizada é um encanto, tem uma vista incrível da cidade e você ainda tem a chance de uma boa prosa com seu idealizador e responsável por cada etapa do processo de produção. Com selo das vencedoras do TOP 100 de Artesanato do Sebrae, a visita ao espaço é certeza de um ótimo passeio. Para conhecer um pouquinho mais, visite o site.

Disneilândia dos Robôs - Serra Negra

Disneilândia dos Robôs – Serra Negra

A Disney é aqui

Nada de avião, dólar ou Mickey. A Disneilândia dos Robôs é a atração para as crianças grandes e pequenas em Serra Negra, no Circuito das Águas. O lugar conta com robôs e engenhocas mecanizadas feitos de sucata. E, por meio de botões e alavancas, vão ensinando e divertindo os visitantes. Tem minicidade, caleidoscópio, trenzinho, mini-ferrovia, pirâmide egípcia, dinossauro de ferro entre outros personagens cibernéticos. São mais de 40 atrações! É um reduto de invenções feitas com materiais reciclados que mostram as inúmeras possibilidades no reaproveitamento do que iria para o lixo. É um passeio que diverte, envolve, ensina e conscientiza. Para saber mais, clique aqui.

 

Fazenda da Barra em Jaguariúna

Fazenda da Barra em Jaguariúna

Do radical ao tranquilo

Para quem não abre mão de uma aventura, a dica é conhecer o primeiro Cable Park da América Latina que fica em Jaguariúna: o Naga Cable Park. O espaço, rodeado de verde, oferece prática de diversos esportes aquáticos como Wakeboard, Wakeskate, Kneeboard e Esqui. O local disponibiliza os equipamentos básicos e é possível alugar outros apetrechos. A atração principal do Naga é indicada para pessoas com mais de 8 anos de idade. Mas, para os menores, a partir de 5 anos, há o Naga Floats. Com os obstáculos flutuantes sobre as águas, é possível jogar, saltar, correr, mergulhar, nadar entre outros malabarismos. É diversão e aventura para a família toda. Mais informações sobre horários e valores, veja aqui.

Ainda em Jaguarúna, uma novidade na cidade é a abertura à visitação pública da Fazenda da Barra, patrimônio histórico do município, que passou por um grande processo de restauração. Os visitantes poderão conhecer um pouco de como era a vida nas propriedades coloniais do século XIX, que produziam café e cana açúcar. A fazenda é um livro de histórias em forma de 20 cômodos, prédios anexos e instalações. Mais informações sobre o local, acesse o site da Prefeitura de Jaguariúna.

 

Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira - divulgação

Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira

Bem pertinho de Jaguariúna, outras duas opções de cidades com atrações gostosas para curtir com as crianças. Holambra, a cidade das flores, fica a 10 quilômetros e é um charme só com suas casinhas em estilo holandês, seus jardins e suas confeitarias. A mais tradicional delas é a Zoet en Zout, feita de receitas que passaram de geração em geração e com doces genuinamente holandeses, baseados em receitas vindas diretamente da Holanda. A outra cidade é Pedreira que conta com inúmeras lojas de artesanato e peças em cerâmica. No Museu Histórico e da Porcelana, localizado em um casarão do século XIX, é possível passear por entre fotos e objetos antigos, viver memórias e resgatar o passado que construiu o município. Vale a pena fazer esse passeio cultural.

 

Serviço

Jaguariúna

Maria Fumaça
Saídas de Campinas e Jaguariúna para o Passeio de Maria Fumaça
Informações: www.mariafumacacampinas.com.br

 

Naga Cable Park
Avenida Pacífico Moneda, 349, Guedes
Informações: nagacp.com.br

 

Fazenda da Barra
Informações: www.jaguariuna.sp.gov.br

 

Monte Alegre do Sul

J.M. Brinquedos Educativos
Chácara Guaiçara, s/n, Distrito de Mostardas
Informações: www.jmbrinquedoseducativos.com.br

 

Serra Negra

Disneilândia dos Robôs
Rua Coronel Estevan Franco de Godoy, 314
Informações: www.disneylandiadosrobos.com.br

 

Holambra

Zoet en Zout
Viela Lantanas, 90
Informações: http://zoet-en-zout.com.br

 

Pedreira

Museu Histórico e da Porcelana
Praça Cel. João Pedro, 102, Centro

 

E aí, preparados para a diversão? O que achou do nosso roteiro? Qual passeio de férias no Circuito das Águas você colocaria aqui? Conte pra gente, vamos adorar saber!