×

Viagem a negócio: saiba como programar sem estresse e com lazer

Viagem a negócio: saiba como programar sem estresse e com lazer

Viagem a negócio: saiba como programar sem estresse e com lazer

Comprar passagens, fazer a reserva no hotel, checar transfer, acessos, confirmar horários e locais de reuniões e preparar um roteiro de lazer. Sim, as viagens a trabalho, quando bem programadas, podem e devem incluir momentos para se conhecer a cultura local, a gastronomia e aproveitar um pouco da estrutura do hotel e das atividades promovidas na cidade. Estas ocasiões são enriquecedoras, ajudam na melhora do desempenho profissional e na expansão do olhar de quem está de passagem pelo lugar.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), os números relacionados às vendas de viagens de negócios – que incluem os segmentos aéreos, de hotelaria e outros serviços -, somaram R$ 2,495 bilhões, no segundo trimestre deste ano. O valor é 11,9% maior que do mesmo período de 2017.

Pensando nessa demanda crescente e na necessidade de ser ter boas experiências ao unir compromissos corporativos com momentos de descontração, preparamos este artigo para quem tem rodinhas nos pés. Acompanhe a leitura e veja como algumas dicas podem te ajudar a programar uma viagem a negócio com tranquilidade, sem estresse e com lazer.

 

Planeje com antecedência

Assim que a data da viagem for definida pela empresa, pesquise sobre o destino, entenda um pouco sobre o lugar, sua localização, seu clima e tenha algumas informações básicas sobre a cidade para não passar apuros nem vergonha.

Se possível, tente identificar os locais das possíveis reuniões e encontros de negócios e também os principais pontos turísticos para fazer sua reserva em um hotel estratégico, com fácil acesso a todos esses destinos. Essa logística de facilidade no deslocamento é necessária para incluir os passeios e fundamental para evitar dores de cabeça e correrias.

Ao planejar com antecedência sua viagem a negócio, você também consegue melhores condições e preços nos serviços que vai dispor, como de hotelaria, aluguel de veículo e transfer.

 

Mala bem feita para viajar a negóciosDocumentos separados e mala bem feita

Separar os documentos pessoais e deixá-los em ordem antes de sair para a viagem a negócio é outra dica importante. Pode parecer algo corriqueiro, mas verifique se estão todos em ordem e dentro da validade – carteira de motorista, passaporte, cartão do plano de saúde, cartões de banco etc. Longe de casa, a ausência desses itens ou a não conformidade deles pode gerar um verdadeiro caos.

Na hora de arrumar a mala para a viagem a trabalho, lembre-se de ser objetivo, aposte em peças de cores neutras, leve um traje mais social e não se esqueça dos mais despojados – para banho de piscina e para os passeios. No artigo sobre O que levar na mala nas viagens a negócios? você encontra outros macetes para ter mais praticidade e agilidade nessa hora.

 

Confira a agenda cultural da cidade e da região

Para que você possa aproveitar os momentos de descontração e lazer durante sua viagem a trabalho, além de saber onde ficam os pontos turísticos, cheque a agenda cultural da cidade. Procure se informar sobre o que estará acontecendo no lugar durante sua estadia por ali.

Shows, teatros e exposições podem ser ótimas oportunidades de se relaxar e vivenciar boas experiências mesmo durante o turismo corporativo. Você pode comprar os ingressos com antecedência e tornar esses momentos ainda mais fáceis de acontecer.

Caso sinta abertura, convide a equipe de trabalho local para realizar algum passeio com você. Aproveite e peça também sugestões sobre o que fazer na cidade. Geralmente, as pessoas ficam felizes e empolgadas em falar sobre seu lugar, suas opções de atividades no tempo livre e programas favoritos.

 

Bar e Restaurante Jaguary no HotelProve da culinária local

Seguindo a ideia de explorar a cidade que te recebe, outra boa dica é descobrir os melhores restaurantes e conhecer a gastronomia local. Caso o hotel disponha de restaurante, você pode começar seu tour gastronômico por ele e depois seguir buscando as referências de quem mora ali.

A gastronomia de uma cidade ou região diz muito sobre sua cultura e costumes. Então, alie essa saborosa experiência a uma nova forma de conhecer lugares e pessoas. Em Jaguariúna, onde está localizado o Jaguary, e em todo o Circuito das Águas, há excelentes opções de bares e restaurantes. Em Comer bem na região de Jaguariúna, você faz um passeio pelas cozinhas do entorno.

 

Fique um pouco mais

Estender a estadia na cidade é um jeito de aliar, ainda mais, a viagem a negócios com um turismo de lazer. O lugar te encantou e ainda tem mais para ser explorado? Então, se tiver  a disponibilidade de esticar por mais alguns dias ou emendar o final de semana, por exemplo, não hesite em fazer. Fale com o hotel e veja como estender a reserva, programe os passeios e desfrute completamente.

 

As viagens a negócio podem ser cansativas, mas com bom planejamento, podem ser também muito divertidas e relaxantes. O Jaguary tem toda estrutura de lazer, com piscina e quadra de tênis, além de parceria com academia e com os principais pontos turísticos da cidade para receber os hóspedes corporativos e proporcionar experiências únicas! Assim, não tem como não aproveitar. Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes e torne esse momento diferente para mais pessoas!