×

Turismo da terceira idade em alta: confira passeios e comodidades no Circuito das Águas

Turismo da terceira idade em alta: confira passeios e comodidades no Circuito das Águas

Turismo da terceira idade em alta: confira passeios e comodidades no Circuito das Águas

O pessoal acima dos 60 anos é ponta firme na hora de fazer as malas e pagar a estrada. De acordo com a Fundação Instituto de Administração, 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano. Dados da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) mostram que os idosos correspondem a 15% da carteira de clientes das empresas de turismo.

Os números são reflexo de uma turma bem animada que dispõe de tempo e de recursos para passear, viajar, se hospedar bem e aproveitar os dias da melhor forma.

Preparamos este artigo com dicas de atividades, atrações e comodidades pelas cidades do Circuito das Águas para esse público, que, segundo estimativas de um levantamento do Banco Mundial, intitulado como “Envelhecendo em um Brasil Mais Velho”, deve ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050.

 

Circuito das Águas: destino imperdível para terceira idade

O verde do cenário, o clima tranquilo do interior, o contato com a terra, com as águas e com os animais, o sabor da culinária típica, além das inúmeras opções de lojinhas para bater muita perna. As cidades do Circuito das Águas são destinos imperdíveis para o pessoal com mais de 60 anos que está sempre disposto a passear, conhecer pessoas, lugares e provar sabores bem caseiros. Cada um dos nove municípios – Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro – tem sua particularidade e seu jeito único de receber.

 

Jaguariúna: passeio de Maria Fumaça para (re)viver boas histórias

O apito do trem e o barulho da locomotiva pelos trilhos são um convite para um passeio no tempo. Em Jaguariúna, a Maria Fumaça é atração principal para todas as idades e, certamente, garantirá momentos especiais para o público que já passou dos 60 anos. O passeio, que parte do Centro Cultural de Jaguariúna e dura de 1h30 a 3h30, transporta seus passageiros para um encontro com belas  paisagens, diferentes perspectivas e muitas emoções. O Jaguary é parceiro da atração e oferece 30% de desconto nos ingressos.

 

Águas de Lindóia: relax no Balneário Municipal

Paisagismo de Burle Marx, obras de arte e arquitetura modernista constroem o Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo, em Águas de Lindóia. O lugar oferece mais de 30 serviços medicinais como massagens, ducha escocesa, banhos de imersão e argila, sauna finlandesa entre outros procedimentos para um relaxamento e cuidado sem iguais. As águas termais da cidade, muito buscadas pelo público da terceira idade, tem ainda propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes.

 

Amparo: flores e jardins para apreciar

Passear por entre jardins e poder encher os olhos com a beleza das flores. Uma forma de aliviar a mente é visitar a cidade de Amparo e o Parque Ecológico Orquidário Dr. Paulino Recch, um espaço de 26 mil metros de verde e com orquidário de mais de 30 mil mudas. Amparo tem ainda o Jardim Público, chamado de Parque Alonso Ferreira de Camargo, inaugurado em 1895. Aberto 24 horas por dia e com entrada gratuita, é um delicioso passeio.

 

Serra Negra: passeio no ar

Em Serra Negra, o passeio suspenso de Teleférico coloca todo mundo lá em cima. Com 1.400 metros de trajeto e ponto final no Pico do Fonseca, que abriga a estátua de 18 metros do Cristo Redentor, a viagem dura 15 minutos. Uma opção de atração que vai proporcionar um novo ponto de vista.

 

Comodidade: elevador

Comodidade: elevador

Jaguary: hospedagem com acessibilidade

O Jaguary fica localizado na área central de Jaguariúna, com fácil acesso às cidades do entorno do Circuito das Águas. Um pulo e você pode desfrutar de todas essas atrações e depois retornar para recarregar as energias em um hotel aconchegante e tranquilo. O Jaguary possui elevador para acessibilidade de todos seus hóspedes, quartos amplos, área de lazer com churrasqueira, piscina, sauna e bar e jardins floridos.

 

Serviço:

Maria Fumaça
Passeios aos sábados, domingos e feriados.
Horários:
10h – sábado e domingo
12h30 – domingo
14h30 – domingo
15h – sábado
As saídas são do Centro Cultural de Jaguariúna, bem em frente ao hotel Jaguary.
http://www.mariafumacacampinas.com.br

Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo
Praça Dr. Franciso Tozzi, N° 01, Águas de Lindóia
Tel. (19) 3824-1435 – (19) 3924-9224 – (19) 3924-9222
https://www.balnearioaguasdelindoia.com.br

Parque Ecológico Orquidário Dr. Paulino Recch
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Rua Salermo, s/n, Bairro Jardim das Orquídeas, Amparo

Jardim Público
Rua Humberto Bereta, s/n, Centro, Amparo – Aberto 24 horas

Teleférico
Praça Sesquicentenário, 143, Centro, Serra Negra
Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 9h às 18h
Informações: (19) 3892-1598

Gostou? Então, prepare as malas e vem ficar com a gente! Espalhe para os amigos e monte uma turma bem animada para uma visita ao Circuito das Águas.