×

Cachaça e vinho no Circuito das Águas: um roteiro pelo polo produtor

Cachaça e vinho no Circuito das Águas: um roteiro pelo polo produtor

Cachaça e vinho no Circuito das Águas: um roteiro pelo polo produtor

Como um dos prazeres mais genuinamente brasileiros, a cachaça, branquinha ou aguardente encontra nas serras das cidades que compõem o Circuito das Águas seu lugar ideal. Na região, são produzidas cachaças artesanais, premiadas e tipo exportação, que aguçam o paladar e atrai turistas e apreciadores da bebida do Brasil todo. O clima da estância hidromineral também favorece a produção de vinhos. As vinícolas, com seus parreirais, tonéis e menus para degustação são um convite irrecusável aos que visitam a região e aos apaixonados pelo envolvente mundo da enologia.

Cachaças e vinhos completam a gama de atividades oferecidas pelas nove cidades do Circuito das Águas, que é referência em turismo de lazer e aventura no interior paulista. Preparamos, então, um roteiro com os principais alambiques e vinícolas que formam o maior aglomerado de produtores da bebida no Estado de São Paulo. É uma centena de alambiques instalados pela região e selecionamos alguns como aperitivo. Siga a leitura e programe seu passeio etílico com tranquilidade e, claro, com muita responsabilidade e consciência.

Prêmios e cachaça 100% orgânica em Socorro

Prêmios e cachaça 100% orgânica em Socorro

O Alambique Pioneira está em atividade há 30 anos e é um dos mais tradicionais da cidade de Socorro. Dos barris de lá saíram as primeiras cachaças feitas com processo 100% orgânico. Foi o primeiro alambique de cachaça orgânica do Estado de São Paulo e o terceiro do País.

Quem visita Pioneira encontra ainda outros derivados da cana-de-açúcar como licores, melado, rapadura e açúcar mascavo e pode conhecer de perto o processo de produção da cachaça. Outro alambique bastante conhecido é o Caribeña, que exporta parte da produção para os Estados Unidos. Sua Cuca Fresca conquistou medalha de ouro no concurso São Francisco Word Spirit.

Monte Alegre do Sul - Circuito das Águas

Adega que faz vinho e cachaça em Monte Alegre do Sul

Em Monte Alegre do Sul, uma charmosa construção de pedra guarda um pequeno alambique de cobre que produz cachaça pelo antigo processo de fogo lento e envelhecida em tonéis de cobre. A Adega do Italiano é parada obrigatória para quem passa pela cidade. Um lugar acolhedor, para se apreciar uma boa bebida, bater um bom papo e ainda levar para casa produtos artesanais como café, vinagre, licores e vinhos.

Serra Negra e tonéis de jequitibá rosa

As cachaças Theodoro e Santo Remédio, da Fazenda Amábile, em Serra Negra, resultam de um casamento perfeito entre o processo original de fabricação e a tecnologia atual em sua produção, como alambiques de cobre e equipamentos em aço inox.Outro diferencial das bebidas é que são armazenadas para descanso em tonéis de jequitibá rosa. Serra Negra é também a cidade da HOF Microdestilaria, de onde saem cachaças, licores e aguardentes compostas.

Bela vista e boa comida na Vinícola Terrassos em Amparo

Diante de uma vista privilegiada da região, do alto de um monte, é possível conhecer o processo de fabricação dos vinhos e degustá-los na apaixonante Vinícola Terrassos, em Amparo. O lugar surgiu do sonho de se produzir vinhos finos em terras paulistas. E o sonho ousado virou uma realidade de bebidas únicas, que encantam os mais exigentes apreciadores de vinho. Tintos e brancos saem de lá para todo o Brasil. A vinícola tem ainda uma cantina. Então, a dica é estender a visita guiada e ficar para um saboroso almoço. Só lembre de fazer a reserva antes.

Serviço:

Pioneira:
Estr. Mun. Saturnino Rodrigues de Moraes, km 4,5 | Bairro dos Pereiras | Socorro
Telefone: (19) 3855-2647

Caribeña:
Fazenda São José do Rio das Antas, Bairro dos Cardosos | Socorro

Adega do Italiano:
Fazenda Santa Izabel, s/n, Bairro do Fabrício | Monte Alegre do Sul
Telefone: (19) 3899-2026

Fazenda Amábile:
Rod. SP 360, Km 144 Sentido (Amparo / Serra Negra) | Bairro das Posses | Serra Negra
(19) 3892-3788

Vinícola Terrassos:
Rod. Amparo Itapira (SP 352), km 137, s/n | Alferes Rodrigues | Amparo
Telefone: (19) 99744-4094

Agora que conhece um pouco das melhores cachaças e vinhos made in Brazil, está esperando o que para preparar as malas e curtir esta viagem pelo Circuito das Águas? Já sabe que para se hospedar com conforto e praticidade pela região é só no Jaguary, né? E não se esqueça: se beber, não dirija. Peça um Uber, chame um Taxi, tenha o motorista da vez!