×

Férias no Circuito das Águas: o que fazer com a família nas cidades da região?

Férias no Circuito das Águas: o que fazer com a família nas cidades da região?

Férias e um tempo mais friozinho parecem não combinar, não é? Que nada! Dá para aproveitar e muito os dias de folga durante o inverno com as atrações e passeios oferecidos pelas nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista – Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Seja para as crianças, para os mais velhos, para os mais tranquilos ou para os mais aventureiros, a região é um polo de entretenimento e diversão que agrada a todos. Para te ajudar na missão férias de julho, selecionamos os principais pontos turísticos e as atividades mais empolgantes para aproveitar com a família e os amigos. Acompanhe a leitura e vá fazendo seu roteiro.

Passeio de Maria Fumaça: uma viagem pela história

Os trilhos passando sob os pés e uma história se passando pelas janelas. O vaivém feito pela Maria Fumaça, entre Campinas e Jaguariúna, é uma viagem no tempo, um livro vivo de belas paisagens. Sem dúvidas, este é um passeio que vai agradar toda a família. O trajeto a bordo de uma legítima locomotiva da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958, corta fazendas, passa por plantações e estações de trem e é uma experiência única, que desperta emoções e memórias.

Em um dos vagões, há um restaurante com comidinhas e bebidas para deixar tudo ainda mais gostoso. As saídas acontecem aos sábados e domingos e é possível sair tanto de Campinas, da estação Anhumas, como de Jaguariúna, da estação que fica em frente ao Jaguary. O hotel, inclusive, é parceiro da Maria Fumaça e oferece 30% de desconto no ingresso.

Na hora da compra, você pode escolher entre o percurso completo, com cerca de 3h30 de duração, e o meio percurso, de 1h30. Para conhecer mais sobre o trajeto e o passeio, baixe aqui o mapa da Maria Fumaça e prepare-se para embarcar! Tem desenhos para a criançada colorir também. Para saber dos horários e valores, acesse o site.

Naga Cable Park: para quem não abre mão de aventura

Ainda em Jaguariúna, para os vidrados em adrenalina e esportes na água, a dica é conhecer o primeiro Cable Park da América Latina: o Naga Cable Park. Rodeado de muita natureza, o espaço oferece prática de diversos esportes aquáticos como Wakeboard, Wakeskate, Kneeboard e Esqui. O local disponibiliza os equipamentos básicos e é possível alugar outros apetrechos.

A atração principal do Naga é indicada para pessoas com mais de 8 anos de idade. Mas, para os menores, a partir de 5 anos, há o Naga Floats, feito de obstáculos flutuantes. Neles, os pequenos podem jogar, saltar, correr, mergulhar e se esbaldar. Para quem não tem medo de água fria, é diversão e aventura garantidas. Mais informações sobre horários e valores, veja aqui.

Um dia na fazenda: como antigamente

Aberta à visitação pública, a emblemática Fazenda da Barra, patrimônio histórico do município, passou por um grande processo de restauração e hoje recebe visitantes de várias partes. Por suas salas, quartos e instalações, os turistas podem conhecer um pouco de como era a vida nas propriedades coloniais do século XIX, que produziam café e cana açúcar. A fazenda tem 20 cômodos, além de prédios anexos, e é uma forma de acessar o passado para entender o presente. Mais informações sobre o local, acesse o site da Prefeitura de Jaguariúna.

Brinquedos de madeira: feitos à mão e com amor

Brinquedos educativos, feitos com madeira de reflorestamento, tintas atóxicas e muito carinho você encontra em Monte Alegre do Sul. Quem passa pela cidade, não pode deixar de conhecer o lugar e as mãos que transformam a madeira em pássaros, aviões, carros, borboletas, dinossauros e tantas outras figuras. A J.M. Brinquedos Educativos produz, de forma artesanal e dedicada, peças que estimulam a imaginação, a criatividade, o raciocínio e desenvolvem habilidades.

Além dos brinquedos, você ainda tem a chance de um bom dedo de prosa com seu idealizador e responsável por cada etapa do processo de produção. Com selo das vencedoras do TOP 100 de Artesanato do Sebrae, a visita ao espaço é certeza de um ótimo passeio. Para conhecer um pouquinho mais, visite o site.

Minicidade: um lugar só para mini-pessoas

Em Monte Alegre do Sul, os pequenos visitantes podem desfrutar de uma cidade só para eles. Construída em 2003, o lugar reúne pequenas edificações e uma réplica do Santuário Bom Jesus. A área é destinada ao lazer e diversão das crianças.

Festival de Inverno: música e arte em Serra Negra

Para aproveitar as férias de julho o e friozinho típico, uma dica imperdível é o Festival de Inverno de Serra Negra, que já começou e vai até o dia 28 de julho. A programação inclui música, teatro, dança, lazer e entretenimento. Os eventos estão distribuídos em oito espaços da cidade. Para saber tudo que o Festival oferece, acesse o site.

SERVIÇO

JAGUARIÚNA

Maria Fumaça

Saídas de Campinas e Jaguariúna para o Passeio de Maria Fumaça

Informações: www.mariafumacacampinas.com.br

Naga Cable Park

Avenida Pacífico Moneda, 349, Guedes

Informações: nagacp.com.br

Fazenda da Barra

Informações: www.jaguariuna.sp.gov.br

MONTE ALEGRE DO SUL

J.M. Brinquedos Educativos

Chácara Guaiçara, s/n, Distrito de Mostardas

Informações: www.jmbrinquedoseducativos.com.br

Mini-cidade

Avenida João Girardelli, abaixo do Mirante do Cristo.

Mais informações:

https://www.montealegredosul.tur.br/atrativos-ver/14/mini-cidade

SERRA NEGRA

Festival de Inverno

Até dia 28 de julho

Informações: http://www.serranegra.sp.gov.br/noticias-detalhe/3425/festival-de-inverno-de-serra-negra-tera-quase-uma-centena-de-manifestacoes-por-toda-a-cidade

De malas prontas? Já sabe que para se hospedar bem e aproveitar o melhor do Circuito das Águas, o Jaguary é a sua melhor escolha. Esperamos você e sua família.