×

Viagem a trabalho e a lazer: entenda a diferença entre elas e saiba como se organizar para aproveitar da melhor forma

viagem-a-trabalho-e-a-lazer-entenda-a-diferenca-entre-elas-e-saiba-como-se-organizar-para-aproveitar-da-melhor-forma-capa

Viagem a trabalho e a lazer: entenda a diferença entre elas e saiba como se organizar para aproveitar da melhor forma

É hora de arrumar as malas. Pode parecer fácil diferenciar uma viagem a lazer de uma viagem a negócios, mas há alguns detalhes importantes que merecem destaque, que vão desde a escolha da mala até o checklist para verificar se tudo está tudo em ordem. Independente de qual for o destino, ambas devem ser sinônimo de organização e conforto para que você aproveite os dias da melhor forma.

Acompanhe a leitura para entender a diferença entre elas e veja como você pode se organizar antes e durante o período de viagem.

Vamos lá?

Viagem a lazer: para relaxar ou curtir

Na viagem a lazer, não tem segredo, já que é você quem decide todo o roteiro. Se vai sozinho, acompanhado, se vai tirar o dia para relaxar ou para curtir. Assim, é possível mudar de planos com mais autonomia e facilidade, sem compromissos e horários agendados. Mas, ainda que não seja uma viagem a negócios, é interessante que os dias sejam bastante produtivos. Aí é que entra a parte da organização para aproveitar ao máximo todo o período naquele espaço. 

Primeiro, a escolha do destino: praia, campo ou cidade?

Relaxar e aproveitar a natureza ou aproveitar os agitos urbanos? Nem sempre é fácil escolher. Aqui, diferente de uma viagem a negócios, você pode ter várias opções de destino. Independente da escolha, é preciso avaliar todas as opções que a cidade oferece. Pontos turísticos, boa gastronomia e lugares aconchegantes para se hospedar são alguns dos questionamentos que devem ser feitos nesse momento.

Outro ponto muito importante é o orçamento da viagem. Você irá viajar sozinho, a dois ou junto da família? Calcule os custos da passagem, hospedagem, traslados e passeios. Coloque tudo no papel. Assim, fica mais fácil verificar se essa é a melhor época para visitar aquele espaço. 

Hora de organizar as malas

Na hora de organizar as malas, pense na logística da viagem. Dependendo do lugar e da quantidade de dias, fica mais fácil levar uma mala de mão à uma mala de rodinhas, por exemplo. 

Depois de ter escolhido a mala ideal para você, é hora de selecionar as peças. Quantos dias você irá ficar fora? Quais são os lugares que você vai visitar durante este período? Será que vai chover? Esses são alguns dos fatores que devem ser observados com cautela no momento da escolha. Além disso, algumas roupas extras são muito bem-vindas.

Para ter mais facilidade no momento de organizar as peças na mala, você pode enrolar todas as roupas, deixando-as em rolinhos. Assim, você irá ter uma organização bem prática junto de uma mala bem mais espaçosa. 

Um roteiro para facilitar as coisas

Aqui, entra o planejamento dos seus dias durante a viagem que pode ser organizado em um roteiro dentro do bloco de notas. Além de otimizar seu tempo, é sempre bom adquirir conhecimento sobre o local que irá viajar. Uma ótima dica é procurar os espaços que está a fim de conhecer nas redes sociais para saber as opções que ele oferece.

Aproveite também para checar todos os pontos turísticos da cidade e da região e verifique a distância no Google Maps para saber se você irá perder ou economizar tempo.

 

Viagem a trabalho

Viagem a trabalho: aqui, as palavras-chave são dedicação e foco 

Seja para uma reunião, um evento ou uma viagem corporativa. Na viagem a negócios, as palavras-chave são dedicação e foco. Sendo assim, mesmo que você queira se divertir, lembre-se que os compromissos devem vir em primeiro lugar. 

Por mais que você tenha um grande número de viagens na agenda, é muito importante saber como você deve se adaptar já que você irá estar representando a empresa que trabalha a fim de cumprir objetivos específicos. Assim, a viagem corporativa exige muita responsabilidade. 

Opte por uma mala pequena e espaçosa ou de rodinhas

Quando o assunto é viagem, a mala entra como o primeiro item na organização. Para facilitar as coisas, o ideal é que ela seja pequena e bem espaçosa, com capacidade de armazenar todos os itens que você precisa de forma prática. Além disso você economiza tempo, já que não vai precisar se preocupar em despachar a bagagem em casos de deslocamento aéreo. É importante ter um olhar atento no momento da compra, já que o tamanho limite para mala de mão nos aviões é de 55cm x 35cm x 24cm.

Hora de organizar a mala: escolha as peças certas

Mas afinal, quais são as peças mais adequadas para uma viagem a negócios? Além de levar as roupas que você está acostumado a utilizar na dia a dia na empresa, você também pode colocar na mala peças mais informais, assim, você pode sair com o seu chefe ou com colegas do trabalho de uma forma mais despojada. 

Peças versáteis e de cores neutras são muito bem-vindas

Na correria, peças versáteis são mais que bem-vindas. Além disso, camisas e calças de cores neutras são mais fáceis de combinar e podem ser utilizadas em qualquer ocasião. Para facilitar as coisas, opte por peças brancas, pretas, cinzas ou azuis, lembrando sempre de fazer a combinação com antecedência para não errar.

Mini frascos: mais facilidade para organizar os itens de higiene pessoal

Agora é hora de organizar seus itens de higiene pessoal. Aqui, é importante lembrar que não há necessidade de levar uma grande quantidade de produto. Frascos pequenos próprios para viagem são bem mais práticos, portanto, mais recomendados. Basta acomodar tudo em uma pequena nécessaire para economizar espaço na mala. 

Comportamento profissional, traje e pontualidade são itens que devem caminhar juntos

A educação sempre foi e sempre será muito bem-vinda. Além da pontualidade e dos trajes adequados, o comportamento profissional é extremamente importante nesse momento. Mesmo que o trabalho permita uma flexibilidade maior, tenha cuidado para não se acomodar e confundir o clima leve com uma intimidade em excesso. Lembre-se sempre que o foco está em cumprir as questões do trabalho.

Se sobrar tempo, aproveite para explorar a cidade 

Um momento de descontração cai muito bem. Aproveite para explorar um pouco dos pontos turísticos e confira a agenda para ver o que está movimentando a cidade durante a sua estadia. Assim, teatros, exposições e restaurantes com boa gastronomia, para jantar ou petiscar, podem ser ótimas companhias para relaxar e vivenciar boas experiências durante o turismo corporativo. Se sentir abertura da equipe, você pode aproveitar para chamá-los para um passeio com você. 

Em ambas viagens, faça um checklist para não esquecer nada

Quantas peças você irá levar? E quais são os itens de higiene? O checklist é essencial para para você se certifique de que não está faltando nada. Esses itens vão desde a quantidade de peças de roupa até os documentos necessários que você não pode esquecer. 

Assim, você pode separar esses itens em três categorias: documentação, bagagem de mão e nécessaire. Aqui, separamos alguns itens para te ajudar a se organizar melhor:

Na parte da documentação

  • RG
  • CPF
  • Passaporte
  • Visto
  • Dinheiro
  • Cartão de crédito
  • Cartão do Seguro Viagem
  • Telefones de emergência
  • Vouchers em geral
  • Reservas e dados da hospedagem
  • Carteira de motorista

Na bagagem de mão

  • Chaves, pilhas e carregadores
  • Fones de ouvido
  • Caderno de anotações junto de canetas e outros itens
  • Notebook
  • Peças de roupa
  • Sapatos
  • Medicamentos de uso contínuo
  • Objetos utilizados no dia a dia como relógios, brincos, anéis, pulseiras, óculos, entre outros

Na nécessaire, os itens de higiene pessoal

  • Escova e pasta de dentes
  • Toalha
  • Aparelho de barbear
  • Sabonete
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Desodorante
  • Perfume
  • Cotonete e algodão
  • Maquiagem (todos os itens que você usa no dia a dia)
  • Lentes de contato e outros produtos como o protetor solar, por exemplo.

Quando finalizar esse processo, não esqueça de conferir para saber se todos os itens estão organizados dentro da mala, ok? Aproveite e boa viagem!

Gostou das informações contidas aqui? Agora, é só começar a se planejar e arrumar as malas para que sua viagem seja bem prática e aconchegante. Continue acompanhando e confira outras dicas e informações sobre viagens e turismo aqui